CURSOS DE TEATRO

CURTA CUARTA EM CASA

 

BLOG DA CAZAZUL

 

Em tempos sombrios, a defesa da arte e da alegria.


A alegria do retorno. A alegria do encontro. A alegria da reinvenção. A alegria de lançar uma nova temporada do Curta Cuarta Em Casa. Três episódios com entrevistas, performances cênicas, música e audiovisual. Em tempos sombrios, a defesa da arte e da alegria!

Continuando a temporada interrompida pela pandemia, o Curta Cuarta volta em outubro para abordar as décadas e temas do teatro, agora em formato audiovisual, incorporando mais gente, chegando mais longe. Convidados e convidadas de vários cantinhos do Brasil e do mundo chegam junto para esta troca, para esta construção:

Dia 07: Anos 60 - Resistência Latino-Americana
Dia 14: Anos 70 - O Teatro Sai do Armário
Dia 21: Anos 80 - Vale Tudo

O Curta Cuarta é uma produção da CazAzul Teatro Escola, e esta temporada conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia - Funceb, por meio do Calendário das Artes. A direção geral da temporada é de Hendye Gracielle.

Episódios completos no YouTube da CazAzul.




4 visualizações

Prezados parceiros e parceiras, amigos e amigas da CazAzul,

Diante da mais grave crise que nossa geração já vivenciou e respondendo a cada novo acontecimento e às perspectivas que continuamente se apresentam e se transformam, tivemos que tomar algumas decisões relacionadas à nossa escola.

Como vocês sabem, todos os espaços culturais e instituições de ensino presencial estão impedidas de funcionarem, em decorrência do isolamento social necessário neste período.

Além disso, nosso prognóstico para os próximos meses também não é dos melhores, tendo em vista que, mesmo quando acabar a quarentena, provavelmente ainda teremos restrições quanto a atividades que provoquem aglomeração, como é o caso de apresentações artísticas, e acreditamos também que com a crise financeira as pessoas não investirão em cursos de artes e eventos culturais.


Imaginamos que saibam que o imóvel da CazAzul é alugado. Como nunca recebemos nenhum recurso público ou patrocínio privado para realização de nossas atividades culturais, todo o funcionamento da instituição durante estes quase quatro anos se estruturou numa soma de esforços da equipe que investia, cada um a seu modo, recursos que fizeram com que a CazAzul existisse. Alguns com recursos financeiros diretos, outros com sua inteligência, criatividade, seu tempo e sua força de trabalho. Isso, somado ao que recebíamos pelos trabalhos realizados (aulas e atividades culturais de toda ordem para diferentes clientes) garantiu nossa sobrevivência até aqui.

Com a interrupção total destas atividades culturais e formativas e com a expressiva diminuição das mensalidades recebidas pelas aulas dos Cursos Livres de Teatro (Culte), diante da mudança de metodologia imposta pelo estado de quarentena e isolamento social, nossos recursos se escassearam rapidamente. Mantivemos a folha de pagamento no sentido de darmos suporte à equipe nesse momento de crise, sendo esta nossa total prioridade. Neste contexto, infelizmente, é inevitável a entrega do imóvel, visto que não há perspectiva de entrada de recursos que garantam o pagamento do aluguel e demais despesas e tributos nos próximos meses.


Até o momento, nós continuamos com o curso de teatro online porque é a única forma possível atualmente, e também para ajudar no custeio das remunerações da equipe. Além disso, percebemos que os encontros semanais têm sido, para algumas pessoas, um momento de prazer e alívio neste cenário triste que vivemos. Mas igualmente compreendemos que algumas pessoas não se adaptam a esta modalidade, não queiram ou não tenham condições de continuar.

As incertezas do futuro, relacionadas não apenas à pandemia do coronavirus, mas também à grande crise econômica que já se anuncia, nos obrigam a recuar e pensarmos em novas estratégias de existência. Sem dúvida, uma das áreas mais afetadas com a crise será a área da cultura, que sucumbirá mais rápido, e mais lentamente se reerguerá, do ponto de vista financeiro. Os encontros presenciais e os eventos que requerem aglomeração de pessoas deverão levar muitos meses, ou mesmo anos, para voltarem a acontecer expressivamente. Até lá, nós, artistas e profissionais da cultura, buscaremos formas de nos reinventar, como, aliás, sempre fizemos.

Expostos os fatos, informamos que desocuparemos o imóvel alugado onde atualmente funciona a escola (na Av. Rosa Cruz), mudando a sede da CazAzul para outro endereço, onde faremos apenas expediente interno e onde guardaremos parte de nosso patrimônio, na esperança de que um dia possamos reabrir nosso espaço e receber de novo todo o público, crianças e adultos que anseiam por arte, afeto e respeito.


Informamos também que iremos finalizar nosso período letivo no final de maio, com uma programação à distância que envolva os alunos e alunas que permaneceram fazendo o Culte On Line. Tentaremos seguir atuando virtualmente em algumas frentes, como o Curta Cuarta Em Casa (lives do instagram sobre teatro e cultura).

Gostaríamos ainda de informar que, em qualquer ação formativa que a CazAzul venha a realizar, virtual ou presencialmente, as pessoas que estiveram conosco nesse momento de dificuldade (e que puderam muito compreensivamente colaborar com o pagamento dos profissionais) terão acesso franqueado aos nossos produtos e serviços.

São tempos desafiadores. Vivemos um momento histórico ímpar. Momento de perdas, de dores, de muito aprendizado. Vivemos um momento de reconfiguração. A pauta única e absoluta, no momento, é garantir a vida. É cuidarmos da nossa humanidade, no sentido mais pleno do termo, desde nossos entes queridos até aqueles que não conhecemos mas que, em todo o planeta, passam pelo mesmo desafio que nós. Precisamos sobreviver.

Nós, da CazAzul Teatro Escola, seguiremos buscando vencer a tristeza que, sem dúvida, nos assola com esta decisão tão dolorosa, aceitando as imposições da natureza, avaliando nossas posturas e investigando formas de melhorarmos a nós mesmos e, sobretudo, de melhorarmos o mundo em que vivemos. Em gratidão e respeito a essa imensa e generosa casa azul que nos abriga: nosso Planeta Terra.

Obrigada a todas e todos que estiveram conosco nesta caminhada. Sigamos juntos!


Adriana Amorim

Idealizadora e conselheira da CazAzul


Hendye Gracielle

Diretora da CazAzul


Yarle Ramalho, Joanne Vale, Mariana Diniz, Hannah Abnner, Priscila Amaral, Vicente di Paulo, Leonam Sandes, Géssica Emanuele

Equipe CazAzul







119 visualizações

CONTATO

REDES SOCIAIS

 

Oi e Whatsapp 

(77) 9 8874 9616

email

cazazulteatroescola@gmail.com

Vitória da Conquista/BA

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Preto Ícone YouTube

© 2023 por Arte Scaena. Orgulhosamente criado com Wix.com

Recesso CazAzul

Chegamos ao fim deste difícil semestre e o que nos alenta neste momento é um sentimento de muita gratidão. Agradecemos a todos os estudantes, familiares, parceiros, artistas, colaboradores, amigos e amigas da CazAzul, por fazerem parte desta caminhada que foi tão importante para todos e todas. 🙏🏽 . Gratidão, inclusive, aos que por algum motivo não puderam continuar conosco nas aula online, compreendemos que este não é um período fácil e esperamos poder nos reencontrar em breve. 🙂